Leão: O dom da Honra
Simbologia de Leao
5º Signo do Zodíaco - 23 deJulho a 23 de Agosto
Príncipio: Ativo
Dia: Domingo
Elemento: Fogo, Fixol
Pedra: Âmbar
Parte do corpo: Coração e Coluna
Metal: Ouro
Estação do ano:Meio do Inverno (Hemisf. Sul)
Côr: Dourada
Planeta Regente: Sol
Incensos: Sândalo e Almíscar
Comportamento Geral :
Um filho do Sol tinha que ser carismático, orgulhoso, de forte presença e... belo, de preferência.
Existe em você um sentimento natural de nobreza, por vêzes até de altivez.De uma forma ou de outra, o negócio é irradiar sua estrêla.
De natureza extrovertida, ambiciosa e de muita força de vontade, por vezes chega a ser voluntarioso. Você busca cultivar também, nobreza de caráter e sabe ser tremendamente generoso.Em contrapartida, é suscetível às críticas e orgulhoso.
Adora frequentar lugares refinados, participar de eventos culturais. Frequentemente, são pessoas com dom artístico.
O leonino rebuscado sabe ter uma ótima presença de palco.
Assim como gosta de irradiar, está sempre em busca do calor da vida, do viver intensamente, daí sua passionalidade , sua sede dos prazeres e o livre fluir da expressão criativa.Seu signo simboliza o poder da força de vontade sobre a força instintiva.
E sua busca é a da grandeza de manifestação da qual é capaz movido pela intensidade do desejo humano.
Bravura e coragem são umas das palavras prediletas do leonino.
O signo de Leão e a Amizade
Pela sua forte influência pessoal, sabe inspirar um sentimento de admiração nas pessoas.
Você se faz querer pela sua magnanimidade, confiança e espontaneidade. Se faz temer pelo podêr.
O leonino sente necessidade de cultivar um amplo leque de contatos e amizades sociais. Os contatos sociais são feitos pelo prazer da troca intelectual e, como forma de ampliar as perspectivas de negócios.
Você sabe receber as pessoas de forma grandiosa e gosta de impressionar bem. Em relação aos amigos tende a uma atitude fraternal e descompromissada.
O signo de Leão e o Amor
É um sedutor incansável.
Na área do amor o leonino irá revelar de inesgotável entusiasmo.Você se sente atraído por pessoas independentes, e dinâmicas.Frequentemente, também, por pessoas de cultura ampla, viajadas.De sensualidade fogosa, gosta de desafios sentimentais.
Costuma ser muito autêntico na expressão das emoções. É bastante sensível às pessoas que se interessam por você, tornando-o prêsa fácil de relações passageiras..
A busca é com frequencia por uma parceira idealizada.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O Signo de Câncer
Cancer: O dom da Família
Simbologia de Cancer
4º Signo do Zodíaco - 22 deJunho a 22 de Julho
Príncipio: Passivo
Dia: Segunda feira
Elemento: Água, Cardeal
Pedra: Turquesa
Parte do corpo: Esstômago e Digestão
Metal: Prata
Estação do ano: Inverno (Hemisf. Sul)
Côr: Prateada
Planeta Regente: Lua
Incensos: Alfazema e violeta
Comportamento Geral :
Família são nossas raízes, nosso passado, nossa estrutura básica. A partir de nossas diversas etapas de história é que podemos criar uma estrutura de sêr forte o suficiente para podermos dar continuidade à história.
Em Cancer temos o passado familiar, a emotividade e a sensibilidade. É a infância como símbolo completo do arquétipo família.
Câncer é aquela pessoa que sempre o receberá com um bolo de chocolate na mesa.
Todo canceriano guarda em si seu pedacinho de criança. Fácilmente , ainda adulto, continuará apreciando desenhos animados, ou alguma outra atividade associada às lembranças da infancia.Buscam calor emocional, e solidez afetiva.
Sua personalidade é bem caracterizada pela imagem do carangueijo: é uma criatura envolta em sólida carapaça protegendo uma essência suave e vulnerável. Qualquer ameaça do mundo externo, o faz rápidamente submergir para dentro do conforto e segurança da casca. E, se puder, por cautela, vai preferir caminhar de lado, na esperança de evitar confrontos diretos ou perigos.
São muito românticos, de rica imaginação, sonhadores e protetores. Gostariam que a vida fosse como um conto de fadas.
E já que falamos em passado, Cancer têm normalmente ótima memória.Por vêzes, uma memória boa até demais. Tendem à nostalgia, suspirando pelos tempos felizes que passaram. Acabam esquecendo de saborear o momento presente. Sabem ser contemplativos.
Seu signo simboliza também a fertilidade . São pessoas receptivas e calorosas. Sempre querendo ajudar e ver as pessoas felizes. Enfim - é o próprio "coração de mãe".
E, como toda "anima mundi" tornam-se tigres ferozes quando se trata de proteger aquilo que consideram sua toca ou sua tribo.Regida pela Lua, Câncer tem muitas alternancia de humores e, por vezes, nem sabem por que. Riem com alegria juvenil e no instante seguinte, derretem-se em lágrimas de crocodilo.
O signo de Cancer e a Amizade
Cancer sabe se mostrar um amigo prático e sempre disposto a prestar serviço, a acolher em sua casa, em ajudar.
Suas opções relacionadas com o social, são muito mais qualitativas, visando solidez de relacionamento e a troca de afetos.Têm facilidade em atrair as pessoas, em serem queridos.
Seguramente, o canceriano prefere reunir-se com poucos amigos em ambiente de intimidade e aconchego.
Não lidam bem em amplos aglomerados sociais, ficam confusos em ambientes de multidão. Neste caso, frequentemente ficarão em algum canto tranquilo, escondidinho na casca, só com olhão de fora procurando identificar alguém íntimo para compartilhar das histórias.
Dotados de boa intuição sabem identificar rápidamente as necessidades das pessoas. Gostam de se rodear de amizades fieís e, frequentemente atraem à sua volta pessoas criativas ou de qualidades artísticas.
O signo de Cancer e o Amor
No amor almejam o duradouro.
Em suas relações sentimentais buscam por tranquilidade e harmonia. Seus afetos são sólidos e fiéis. Revelam-se como grandes companheiros de estrada, compreensivos, sempre presentes e confiantes.
Sua sensualidade é um borbulhar de emoções submersas. Uma vez adquirida a confiança na pessoa, surpreendem na intensidade dos seus desejos.
Porém anseiam por exclusividade amorosa onde revelam então de muita tenacidade.
Simbologia de Cancer
4º Signo do Zodíaco - 22 deJunho a 22 de Julho
Príncipio: Passivo
Dia: Segunda feira
Elemento: Água, Cardeal
Pedra: Turquesa
Parte do corpo: Esstômago e Digestão
Metal: Prata
Estação do ano: Inverno (Hemisf. Sul)
Côr: Prateada
Planeta Regente: Lua
Incensos: Alfazema e violeta
Comportamento Geral :
Família são nossas raízes, nosso passado, nossa estrutura básica. A partir de nossas diversas etapas de história é que podemos criar uma estrutura de sêr forte o suficiente para podermos dar continuidade à história.
Em Cancer temos o passado familiar, a emotividade e a sensibilidade. É a infância como símbolo completo do arquétipo família.
Câncer é aquela pessoa que sempre o receberá com um bolo de chocolate na mesa.
Todo canceriano guarda em si seu pedacinho de criança. Fácilmente , ainda adulto, continuará apreciando desenhos animados, ou alguma outra atividade associada às lembranças da infancia.Buscam calor emocional, e solidez afetiva.
Sua personalidade é bem caracterizada pela imagem do carangueijo: é uma criatura envolta em sólida carapaça protegendo uma essência suave e vulnerável. Qualquer ameaça do mundo externo, o faz rápidamente submergir para dentro do conforto e segurança da casca. E, se puder, por cautela, vai preferir caminhar de lado, na esperança de evitar confrontos diretos ou perigos.
São muito românticos, de rica imaginação, sonhadores e protetores. Gostariam que a vida fosse como um conto de fadas.
E já que falamos em passado, Cancer têm normalmente ótima memória.Por vêzes, uma memória boa até demais. Tendem à nostalgia, suspirando pelos tempos felizes que passaram. Acabam esquecendo de saborear o momento presente. Sabem ser contemplativos.
Seu signo simboliza também a fertilidade . São pessoas receptivas e calorosas. Sempre querendo ajudar e ver as pessoas felizes. Enfim - é o próprio "coração de mãe".
E, como toda "anima mundi" tornam-se tigres ferozes quando se trata de proteger aquilo que consideram sua toca ou sua tribo.Regida pela Lua, Câncer tem muitas alternancia de humores e, por vezes, nem sabem por que. Riem com alegria juvenil e no instante seguinte, derretem-se em lágrimas de crocodilo.
O signo de Cancer e a Amizade

Cancer sabe se mostrar um amigo prático e sempre disposto a prestar serviço, a acolher em sua casa, em ajudar.
Suas opções relacionadas com o social, são muito mais qualitativas, visando solidez de relacionamento e a troca de afetos.Têm facilidade em atrair as pessoas, em serem queridos.
Seguramente, o canceriano prefere reunir-se com poucos amigos em ambiente de intimidade e aconchego.
Não lidam bem em amplos aglomerados sociais, ficam confusos em ambientes de multidão. Neste caso, frequentemente ficarão em algum canto tranquilo, escondidinho na casca, só com olhão de fora procurando identificar alguém íntimo para compartilhar das histórias.
Dotados de boa intuição sabem identificar rápidamente as necessidades das pessoas. Gostam de se rodear de amizades fieís e, frequentemente atraem à sua volta pessoas criativas ou de qualidades artísticas.
O signo de Cancer e o Amor
No amor almejam o duradouro.
Em suas relações sentimentais buscam por tranquilidade e harmonia. Seus afetos são sólidos e fiéis. Revelam-se como grandes companheiros de estrada, compreensivos, sempre presentes e confiantes.
Sua sensualidade é um borbulhar de emoções submersas. Uma vez adquirida a confiança na pessoa, surpreendem na intensidade dos seus desejos.
Porém anseiam por exclusividade amorosa onde revelam então de muita tenacidade.
O Signo de Gêmeos
Gemeos: O dom do Conhecimento
Simbologia de Gemeos
3º Signo do Zodíaco - 22 de Maio a 21 de Junho
Príncipio: Ativo
Dia: Quarta feira
Elemento: Ar, Mutável
Pedra: Ágata
Parte do corpo: Mãos, braços e pulmões
Metal: Platina
Estação do ano: Fim do Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Amarela
Planeta Regente: Mercúrio
Incensos: Alecrim e jasmim
Comportamento Geral :
Nos distinguimos dos outros sêres vivos porque também somos criadores. Temos a centelha da vida, temos o corpo material e somos dotados de uma mente que busca compreender e associar. Em vários dos mitos antigos, sugere-se que a humanidade perdeu o direito ao paraíso porque roubou do fruto do conhecimento. O conhecimento que nos aproxima da divindade.
Gêmeos representa a essência do mental: sua maior característica é a curiosidade, a comunicabilidade e a irrequietude.É a agilidade tanto física quanto de pensamento. Mercúrio, o planeta regente do signo, é apresentado na mitologia com asas nos pés.
Gêmeos é o eterno jovial, brincalhão . Sempre buscando por novidades e por diversificar seu leque de relacionamentos.Sua mente ativa parece nunca repousar e por causa disto tende a ser muito dispersivo. Está sempre atento a algum acontecimento que não pode lhe escapar. É difícil prender a atenção de um geminiano.
Tanta agilidade faz com que dentro de cada geminiano existam sempre duas pessoas. É a sua dualidade.
É um diplomata de carteirinha. Tem boa intuição e sabe agir com malícia, astúcia e convicção. Sabe ser muito humano e acolhedor. Se você for dar uma reunião ou uma festa, não deixe de convidar um típico geminiano:eles têm o dom de animar, alegrar e transformar ambientes sem graça em animadíssimos eventos sociais.
O signo de Gemeos e a Amizade
Quanto maior o número de amigos - melhor.Esta é possívelmente sua frase predileta.
Uma de suas características é falar não somente com as palavras, mas com as mãos, os braços e até através da representação corporal.
Pela sua vivacidade e extroversão Gêmeos atrai as pessoas com facilidade. Gostam de pessoas empreendedoras , dinâmicas e descompromissadas. Aliás, compromissos rígidos não são o seu forte e pontualidade, menos ainda.
Necessitam de variedade e de novas emoções em suas amizades.
Um diversificado círculo social é para Gêmeos - como que um alimento da alma..
O signo de Gemeos e o Amor
Aaaah - o doce cantar da sedução.
Este é um dos pontos fortes do Geminiano. São os magos das palavras doces, saberão dizer exatamente aquilo que os outros precisam ouvir.
No amor buscam pelo encanto esperando também serem encantados. Gostam do belo e do requintado.
Casamento, para Gêmeos, representa uma união espiritual, onde, deve reinar sobretudo o respeito à independência e à sua liberdade de expressão.
Simbologia de Gemeos
3º Signo do Zodíaco - 22 de Maio a 21 de Junho
Príncipio: Ativo
Dia: Quarta feira
Elemento: Ar, Mutável
Pedra: Ágata
Parte do corpo: Mãos, braços e pulmões
Metal: Platina
Estação do ano: Fim do Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Amarela
Planeta Regente: Mercúrio
Incensos: Alecrim e jasmim
Comportamento Geral :
Nos distinguimos dos outros sêres vivos porque também somos criadores. Temos a centelha da vida, temos o corpo material e somos dotados de uma mente que busca compreender e associar. Em vários dos mitos antigos, sugere-se que a humanidade perdeu o direito ao paraíso porque roubou do fruto do conhecimento. O conhecimento que nos aproxima da divindade.
Gêmeos representa a essência do mental: sua maior característica é a curiosidade, a comunicabilidade e a irrequietude.É a agilidade tanto física quanto de pensamento. Mercúrio, o planeta regente do signo, é apresentado na mitologia com asas nos pés.
Gêmeos é o eterno jovial, brincalhão . Sempre buscando por novidades e por diversificar seu leque de relacionamentos.Sua mente ativa parece nunca repousar e por causa disto tende a ser muito dispersivo. Está sempre atento a algum acontecimento que não pode lhe escapar. É difícil prender a atenção de um geminiano.
Tanta agilidade faz com que dentro de cada geminiano existam sempre duas pessoas. É a sua dualidade.
É um diplomata de carteirinha. Tem boa intuição e sabe agir com malícia, astúcia e convicção. Sabe ser muito humano e acolhedor. Se você for dar uma reunião ou uma festa, não deixe de convidar um típico geminiano:eles têm o dom de animar, alegrar e transformar ambientes sem graça em animadíssimos eventos sociais.
O signo de Gemeos e a Amizade
Quanto maior o número de amigos - melhor.Esta é possívelmente sua frase predileta.
Uma de suas características é falar não somente com as palavras, mas com as mãos, os braços e até através da representação corporal.
Pela sua vivacidade e extroversão Gêmeos atrai as pessoas com facilidade. Gostam de pessoas empreendedoras , dinâmicas e descompromissadas. Aliás, compromissos rígidos não são o seu forte e pontualidade, menos ainda.
Necessitam de variedade e de novas emoções em suas amizades.
Um diversificado círculo social é para Gêmeos - como que um alimento da alma..
O signo de Gemeos e o Amor
Aaaah - o doce cantar da sedução.
Este é um dos pontos fortes do Geminiano. São os magos das palavras doces, saberão dizer exatamente aquilo que os outros precisam ouvir.
No amor buscam pelo encanto esperando também serem encantados. Gostam do belo e do requintado.
Casamento, para Gêmeos, representa uma união espiritual, onde, deve reinar sobretudo o respeito à independência e à sua liberdade de expressão.
O Signo de Touro
Touro: O dom da Força
Simbologia de touro
2º Signo do Zodíaco - 21 de Abril a 21 de Maio
Príncipio: Passivo
Dia: Sexta feira
Elemento: Terra, Fixo
Pedra: Esmeralda
Parte do corpo: Pescoço, garganta
Metal: Cobre
Estação do ano: Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Verde
Planeta Regente: Venus
Incensos: eucalipto, Pinho e Cravo
Comportamento Geral :
Força para dar continuidade.
Touro é um mantenedor. Isto quer dizer que êle precisa possuir. É aquela criança que irá agarrar-se ao seu brinquedo, pequenininha, dizendo enfáticamente:"É meu".
A principal característica do signo é um espírito positivo, de realização e praticalidade.
Touro precisa sentir uma ligação especial com a terra, se sentirem donos de um pedaço de chão. Nos nativos de Touro encontramos os temperamentos fortes, obstinados, perseverantes. São trabalhadores e pessoas dedicadas que chegam sem precipitação.
As reações são ponderadas, mas uma vez a decisão tomada, é difícil que se desvie da rota estabelecida.
O planeta regente Vênus denota da sensualidade e da docilidade do signo.
São pessoas que gostam do conforto, da boa mesa, do estético - enfim dos pequenos prazeres da vida.Sua natureza é com frequência reservada e tímida, camuflada sob um porte de distinção e elegância. Tendem a uma postura conservadora, gostam de manter sua rotina e pequenos hábitos.
Sua maior busca é a segurança.
O signo de Touro e a Amizade
Gostam de receber as pessoas em casa, de preferência reunidas em volta de uma boa mesa, saboreando de intimidade e lembrando dos velhos tempos.
São amigos fiéis e solícitos, apesar de por vêzes, serem um pouco possessivos.
Pela sua sensibilidade afetiva, eles sentem simpatia, empatia e compaixão pelas pessoas que o cercam.
Gosta de ter um tempo para compreender os seus problemas e irá desejar ajudá-lo mesmo que oferecendo um colo.
O signo de Touro e o Amor
Acima de tudo, Touro têm a necessidade de um relacionamento estável, da troca dos pequenos acontecimentos do quotidiano, do companheirismo.
O tourino quer ficar juntinho da pessoa amada e, por vêzes, quer isto até demais.
No jogo da sedução principia com timidez e recato. No início ele se sente atráido porém tende a guardar este sentimento para si mesmo.O que mais oTourino gosta no afeto é o cafuné, o tato, as carícias.
Sua manifestação de agrado se manifesta por pequenos detalhes, por gestos de atenção e de cuidado.Uma vêz que adquirem confiança , os Tourinos soltam sua paixão e sensualidade de forma intensa. Gostam de um certo mistério na relação, de cumplicidade.Buscam pelo amor eterno e gostam de fidelidade.
São também possessivos e ciumentos, e uma vez que se sentem traídos - não perdoam.
Simbologia de touro
2º Signo do Zodíaco - 21 de Abril a 21 de Maio
Príncipio: Passivo
Dia: Sexta feira
Elemento: Terra, Fixo
Pedra: Esmeralda
Parte do corpo: Pescoço, garganta
Metal: Cobre
Estação do ano: Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Verde
Planeta Regente: Venus
Incensos: eucalipto, Pinho e Cravo
Comportamento Geral :
Força para dar continuidade.
Touro é um mantenedor. Isto quer dizer que êle precisa possuir. É aquela criança que irá agarrar-se ao seu brinquedo, pequenininha, dizendo enfáticamente:"É meu".
A principal característica do signo é um espírito positivo, de realização e praticalidade.
Touro precisa sentir uma ligação especial com a terra, se sentirem donos de um pedaço de chão. Nos nativos de Touro encontramos os temperamentos fortes, obstinados, perseverantes. São trabalhadores e pessoas dedicadas que chegam sem precipitação.
As reações são ponderadas, mas uma vez a decisão tomada, é difícil que se desvie da rota estabelecida.
O planeta regente Vênus denota da sensualidade e da docilidade do signo.
São pessoas que gostam do conforto, da boa mesa, do estético - enfim dos pequenos prazeres da vida.Sua natureza é com frequência reservada e tímida, camuflada sob um porte de distinção e elegância. Tendem a uma postura conservadora, gostam de manter sua rotina e pequenos hábitos.
Sua maior busca é a segurança.
O signo de Touro e a Amizade
Gostam de receber as pessoas em casa, de preferência reunidas em volta de uma boa mesa, saboreando de intimidade e lembrando dos velhos tempos.
São amigos fiéis e solícitos, apesar de por vêzes, serem um pouco possessivos.
Pela sua sensibilidade afetiva, eles sentem simpatia, empatia e compaixão pelas pessoas que o cercam.
Gosta de ter um tempo para compreender os seus problemas e irá desejar ajudá-lo mesmo que oferecendo um colo.
O signo de Touro e o Amor
Acima de tudo, Touro têm a necessidade de um relacionamento estável, da troca dos pequenos acontecimentos do quotidiano, do companheirismo.
O tourino quer ficar juntinho da pessoa amada e, por vêzes, quer isto até demais.
No jogo da sedução principia com timidez e recato. No início ele se sente atráido porém tende a guardar este sentimento para si mesmo.O que mais oTourino gosta no afeto é o cafuné, o tato, as carícias.
Sua manifestação de agrado se manifesta por pequenos detalhes, por gestos de atenção e de cuidado.Uma vêz que adquirem confiança , os Tourinos soltam sua paixão e sensualidade de forma intensa. Gostam de um certo mistério na relação, de cumplicidade.Buscam pelo amor eterno e gostam de fidelidade.
São também possessivos e ciumentos, e uma vez que se sentem traídos - não perdoam.
O Signo de Áries
Áries : O dom da criação
Simbologia de aries
1º Signo do Zodíaco - 21 de Março a 20 de Abril
Príncipio: Ativo
Dia: Terça
Elemento: Fogo,Cardeal
Pedra: Rubi
Parte do corpo: Cabeça
Metal: Ferro
Estação do ano: Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Vermelho
Planeta Regente: Marte
Incensos: Lavanda
1º Signo do Zodíaco - 21 de Março a 20 de Abril
Príncipio: Ativo
Dia: Terça
Elemento: Fogo,Cardeal
Pedra: Rubi
Parte do corpo: Cabeça
Metal: Ferro
Estação do ano: Outono (Hemisf. Sul)
Côr: Vermelho
Planeta Regente: Marte
Incensos: Lavanda
Comportamento Geral :
A pessoa nascida com o Sol em Áries gosta de ser a primeira em tudo.
Tende a passar do pensamento à ação de forma imediata.
Valente, corajoso, intrépido. Raramente se desencoraja quando se trata de iniciar alguma atividade.
De espírito empreendedor, tende a ser autoritário, a assumir "a cabeça das situações".
Sem mesmo se dar conta, o ariano já se faz líder.
Busca sempre progredir, tomar iniciativas. Tem determinação, atividade e ambição.
Sabe revelar de sensibilidade e franqueza.
Costuma ir direto ao assunto, não gostando de rodeios (às vezes até um pouco demais).
Um ariano não hesita em lutar bravamente contra quem lhe faz resistência.
Aliás, se não há lutas em sua vida, o ariano inventa alguma.
Arianos adoram inventar atividades e parecem incansáveis.
Também adoram aventuras e se entregam aos impulsos como o carneiro : se jogam de cabeça direcionando força e vigor.
Aliás uma frase típicamente ariana é: "se é para ser que o seja já".
Com frequência, pela sua intensidade irão jogar tôda sua energia naquilo que fazem e, ao final do dia caem duros - sem nenhuma reserva de vitalidade.
Mas muito rápidamente se recarregam também.
Se quiser castigar a um Ariano diga-lhe que não pode fazer nada.
Sem ação,o ariano se torna impaciente, frustrado e aborrecido.
O signo de Áries e a Amizade
Os arianos são comunicativos e curiosos.
Costumam ter uma mente bastante aberta e de poucos preconceitos.
Em sua maioria, êles procuram amizades mais por atração intelectual do que por sentimentalismo.
Eles a-do-ram amizades diferentes, se verem rodeados de pessoas criativas, por vêzes, até terem pessoas ditas excêntricas como amigos.
Gostam de fazer amizade dentro de algum grupo onde possam participar de projetos em comum.
Por vezes, movido por novos interesses ou atividades, o ariano desaparece da vista dos amigos por anos, re-aparecendo então tão repentinamente quanto desapareceu.
O signo de Áries e o Amor
Com esta natureza fogosa, arianos se apaixonam intensamente.
Têm ideais elevados nos assuntos do amor o que às vezes torna difícil sua satisfação.
São honestos e espontâneos em suas emoções.
Sedutores, a conquista é como um jogo onde gostam de atos heróicos e de intensa expressão emocional.
No amor se entregam por completo, confiantes, com uma certa pureza infantil.
O ariano necessita dividir sua vida com alguém, se sentir admirado.
Busca por um relacionamento harmonico e equilibrado.
Sentem-se atraídos por pessoas de beleza, de elegância, ou que tenha sensibilidade artística.
Descubra pela data qual o seu Signo
- Carneiro ou Áries (21 de Março - 20 de abril) - Signo do Fogo do OutonoHS / PrimaveraHN.
- Touro (21 de Abril - 20 de maio) - Signo da Terra do OutonoHS / PrimaveraHN.
- Gémeos ou Gêmeos (21 de maio - 20 de Junho) - Signo do Ar do OutonoHS / PrimaveraHN.
- Caranguejo ou Câncer (21 de Junho - 21 de julho) - Signo da Água do InvernoHS / VerãoHN.
- Leão (22 de Julho - 22 de Agosto) - Signo do Fogo do InvernoHS / VerãoHN.
- Virgem (23 de Agosto - 22 de Setembro) - Signo da Terra do InvernoHS / VerãoHN.
- Balança ou Libra (23 de Setembro - 22 de Outubro) - Signo do Ar da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Escorpião (23 de Outubro - 21 de Novembro) - Signo da Água da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Sagitário (22 de Novembro - 21 de dezembro) - Signo do Fogo da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Capricórnio (22 de Dezembro - 20 de janeiro) - Signo da Terra do VerãoHS / InvernoHN.
- Aquário (21 de Janeiro - 19 de Fevereiro) - Signo do Ar do VerãoHS / InvernoHN.
- Peixes (20 de Fevereiro - 20 de Março) - Signo da Água do VerãoHS / InvernoHN.
- Touro (21 de Abril - 20 de maio) - Signo da Terra do OutonoHS / PrimaveraHN.
- Gémeos ou Gêmeos (21 de maio - 20 de Junho) - Signo do Ar do OutonoHS / PrimaveraHN.
- Caranguejo ou Câncer (21 de Junho - 21 de julho) - Signo da Água do InvernoHS / VerãoHN.
- Leão (22 de Julho - 22 de Agosto) - Signo do Fogo do InvernoHS / VerãoHN.
- Virgem (23 de Agosto - 22 de Setembro) - Signo da Terra do InvernoHS / VerãoHN.
- Balança ou Libra (23 de Setembro - 22 de Outubro) - Signo do Ar da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Escorpião (23 de Outubro - 21 de Novembro) - Signo da Água da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Sagitário (22 de Novembro - 21 de dezembro) - Signo do Fogo da PrimaveraHS / OutonoHN.
- Capricórnio (22 de Dezembro - 20 de janeiro) - Signo da Terra do VerãoHS / InvernoHN.
- Aquário (21 de Janeiro - 19 de Fevereiro) - Signo do Ar do VerãoHS / InvernoHN.
- Peixes (20 de Fevereiro - 20 de Março) - Signo da Água do VerãoHS / InvernoHN.
Os planetas que regem seu Signo
Mercúrio: Gémeos (Gêmeos) e Virgem;
Vénus (Vênus): Touro e Balança (Libra);
Marte: Carneiro (Áries);
Júpiter: Sagitário;
Saturno: Capricórnio;
Urano: Aquário;
Netuno: Peixes;
Plutão: Escorpião;
Sol: Leão;
Lua: Caranguejo (Câncer).
Vénus (Vênus): Touro e Balança (Libra);
Marte: Carneiro (Áries);
Júpiter: Sagitário;
Saturno: Capricórnio;
Urano: Aquário;
Netuno: Peixes;
Plutão: Escorpião;
Sol: Leão;
Lua: Caranguejo (Câncer).
A origem de cada signo!!
Vamos conhecer agora a origem de cada signo, e saber como surgiu toda essa história de associação com seus meses dias do ano.
Os Signos do Zodíaco ou Signos Zodiacais têm sua origem nas doze constelações do zodíaco visíveis na Eclíptica, que também é conhecida como o Cinturão Zodiacal ou Via Solis, ‘Caminho do Sol’.
Há cerca de dois mil anos , quando o grego Cláudio Ptolomeu sistematizou todo o conhecimento recolhido à tradição astrológica dos povos com quem os gregos mantiveram contato, o equinócio vernal – marca do início da primavera no hemisfério norte – era assinalado pelo “ingresso” do Sol na constelação de Áries. Na verdade, tratava-se do fato de que, da Terra, o Sol era visto tendo a constelação de Áries “ao fundo”.
Como este fato marcava o retorno da vegetação e do calor após os meses de inverno, o momento em que a vida irrompia do solo e o início de um novo ciclo, Áries foi considerado o primeiro signo zodiacal e as constelações seguintes passaram a nomear os signos em seqüência.
Aqui faz-se necessário um esclarecimento. Por uma questão prática e estética, adotou-se a idéia do círculo (360º) para a representação do céu. Este círculo também representava o caminho do Sol através das constelações/signos. A cada signo corresponderiam trinta graus em doze parcelas correspondentes. Esta representação veio a ser considerada um ‘zodíaco intelectual’, já que simplificava propositalmente a representação elíptica da órbita dos planetas. Importa saber que, nestes tempos, ainda se acreditava que a Terra era o centro do universo. A Astrologia e a Astronomia, até então consideradas ciências complementares, baseavam-se na visão geocêntrica.
Com o passar do tempo, notou-se que um fenômeno “celeste” fazia com que o ponto equinocial de primavera retrocedesse à constelação anterior, neste caso, Peixes. Este fenômeno veio a ser chamado de Precessão Equinocial. A partir desta constatação, a Astrologia, que se mantinha fiel à forma geocêntrica de representar as posições signo/planeta e à representação destas posições dentro dos 360ºgraus do cículo, passou a ser violentamente desacreditada e combatida.Entretanto, objeto de estudo e prática de inúmeros cientistas de todas as épocas, a Astrologia seguiu atraindo adeptos e solidificando seus princípios e técnicas.
Este artigo foi escrito da perspectiva da Astrologia Tropical, uma vez que se estuda a influência dos signos e das posições planetárias recebidas por tudo e todos que se encontram na Terra.
Os signos representam formas de comportamento primordiais e simples, características que podem ser percebidas com facilidade, se nos dermos ao trabalho de verificá-las. O signo de Áries, por exemplo, pode ser percebido em indivíduos muito enérgicos, irrequietos, cheios de iniciativa e destemor. Podem ser impacientes, e tendem a dizer o que pensam sem medir as conseqüências. As situações e/ou atividades onde estas características sejam necessárias, certamente estão sobre a influência deste signo. Outro fator importante na percepção da influência dos signos zodiacais é o efeito que neles produz a passagem (trânsito) dos planetas do nosso sistema. Os estudiosos atribuíram um planeta a cada signo, cuja influência guardava forte analogia com o assunto de cada signo. Estes planetas vieram a ser chamados “planetas regentes”.
Como, na Antiguidade, o método mais utilizado para a observação da movimentação planetária era olhar para o céu, apenas cinco planetas eram visíveis. Eram eles: Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. O Sol e a Lua eram chamados luminares, e contavam entre os planetas, quanto à distribuição de regentes por signo. Desta forma, o Sol e a Lua foram atribuídos aos signos de Leão e de Câncer, respectivamente. Aos cinco planetas foi atribuída uma regência dupla. Vênus, por exemplo, rege a Touro e a Libra. No primeiro, estimularia a sensualidade e a exploração dos sentidos, o desejo pela matéria de boa qualidade, pela opulência das formas, a doçura, quando em ambientes calmos. No segundo, o desejo pela harmonia, pelo equilíbrio estético, a cortesia, a beleza e o charme, o desejo de seduzir pela graça.
Note-se que o termo ‘planeta’ desde o princípio correspondia a um corpo luminoso, que era visto no céu a “cruzar” uma determinada constelação/signo. Este nome tem origem grega e vem do adjetivo ‘planétes’ ‘errante, vagabundo’, significando qualquer corpo celeste que, em relação à eclíptica, apresentava órbita irregular, dada a sofrer alterações de direção e ritmo. O movimento do Sol e o da Lua jamais se alteram.
O signo solar
O signo solar é aquele no qual o Sol é visto por ocasião do nascimento ou do início de uma pessoa ou atividade. Quem afirma “Sou de Capricórnio!”, p.ex., nos informa que nasceu em algum momento do período em que o Sol cruza este signo. O signo solar nos informa das qualidades e defeitos que precisaremos desenvolver ou minimizar durante a nossa vida. Refere-se a potenciais dos quais devemos nos conscientizar, uma vez que o Sol simboliza o princípio vital, doador de vida, assim como a consciência em estado primordial. Entretanto, para uma orientação mais aprofundada e útil, deve-se procurar estudar o mapa natal onde, da interação do conjunto dos doze signos, dos planetas e luminares, um astrólogo competente levantará significados que poderão inspirar a nossa inteligência, sugerir caminhos e escolhas adequadas para o momento.
O 13º signo: Ofiúco
Modernamente, devido à precessão dos equinócios, a inclinação da eclíptica evidenciou a constelação de Ofiúco (o Serpentário), próxima à passagem do signo de Escorpião ao signo de Sagitário. Surgiu, então, a polêmica a respeito da necessidade de se incluir ao círculo de doze signos zodiacais que a tradição aponta, um 13º. Discussões à parte, é importante notar que todo o desenvolvimento da Teoria Astrológica precisa de tempo, observação e pesquisa para a assimilação de qualquer dado novo. Exemplo desta postura cuidadosa, foi o processo de assimilação dos planetas trans-saturninos Urano, Netuno e Plutão, que muitos tratadistas tinham o cuidado de não incluir em seus textos teóricos, quando se tratava da interpretação de sua posição por signo de regência ou de efeito chamando, entretanto, a atenção para a analogia existente entre o momento de sua descoberta e os fatos mundiais observados.
É necessário lembrar que o fenômeno da precessão equinocial dura cerca de 25.000 anos. A Astrologia da qual temos conhecimento, malgrado a crítica muitas vezes desinformada e preconceituosa, tem pouco mais de dois mil anos! Certamente, poderemos esperar muitas novidades se a presença da constelação de Ofiúco nos solicitar a sua inclusão entre os doze signos da tradição. Entretanto - e para adiantar uma proposta – talvez o seu significado e potencial transformadores sejam derivados da analogia que o signo de Escorpião tem com a serpente (considerada simbolicamente, como uma das fases do signo, associada à rica metáfora da troca de pele e da sabedoria e da cura). O próprio personagem, Ofiúco, que poderá ser lido como a expressão humana do Centauro, capaz de agarrar a serpente e dominá-la, assim como o nativo de Sagitário deve tocar o conhecimento superior e filosófico; terreno onde, não raro, tem de tratar com “serpentes” que ora conduzem à perdição (lembrar o mito adâmico), ora conduzem à cura (lembrar o caduceu de mercúrio, símbolo adotado pela medicina).
Há cerca de dois mil anos , quando o grego Cláudio Ptolomeu sistematizou todo o conhecimento recolhido à tradição astrológica dos povos com quem os gregos mantiveram contato, o equinócio vernal – marca do início da primavera no hemisfério norte – era assinalado pelo “ingresso” do Sol na constelação de Áries. Na verdade, tratava-se do fato de que, da Terra, o Sol era visto tendo a constelação de Áries “ao fundo”.
Como este fato marcava o retorno da vegetação e do calor após os meses de inverno, o momento em que a vida irrompia do solo e o início de um novo ciclo, Áries foi considerado o primeiro signo zodiacal e as constelações seguintes passaram a nomear os signos em seqüência.
Aqui faz-se necessário um esclarecimento. Por uma questão prática e estética, adotou-se a idéia do círculo (360º) para a representação do céu. Este círculo também representava o caminho do Sol através das constelações/signos. A cada signo corresponderiam trinta graus em doze parcelas correspondentes. Esta representação veio a ser considerada um ‘zodíaco intelectual’, já que simplificava propositalmente a representação elíptica da órbita dos planetas. Importa saber que, nestes tempos, ainda se acreditava que a Terra era o centro do universo. A Astrologia e a Astronomia, até então consideradas ciências complementares, baseavam-se na visão geocêntrica.
Com o passar do tempo, notou-se que um fenômeno “celeste” fazia com que o ponto equinocial de primavera retrocedesse à constelação anterior, neste caso, Peixes. Este fenômeno veio a ser chamado de Precessão Equinocial. A partir desta constatação, a Astrologia, que se mantinha fiel à forma geocêntrica de representar as posições signo/planeta e à representação destas posições dentro dos 360ºgraus do cículo, passou a ser violentamente desacreditada e combatida.Entretanto, objeto de estudo e prática de inúmeros cientistas de todas as épocas, a Astrologia seguiu atraindo adeptos e solidificando seus princípios e técnicas.
Este artigo foi escrito da perspectiva da Astrologia Tropical, uma vez que se estuda a influência dos signos e das posições planetárias recebidas por tudo e todos que se encontram na Terra.
Os signos representam formas de comportamento primordiais e simples, características que podem ser percebidas com facilidade, se nos dermos ao trabalho de verificá-las. O signo de Áries, por exemplo, pode ser percebido em indivíduos muito enérgicos, irrequietos, cheios de iniciativa e destemor. Podem ser impacientes, e tendem a dizer o que pensam sem medir as conseqüências. As situações e/ou atividades onde estas características sejam necessárias, certamente estão sobre a influência deste signo. Outro fator importante na percepção da influência dos signos zodiacais é o efeito que neles produz a passagem (trânsito) dos planetas do nosso sistema. Os estudiosos atribuíram um planeta a cada signo, cuja influência guardava forte analogia com o assunto de cada signo. Estes planetas vieram a ser chamados “planetas regentes”.
Como, na Antiguidade, o método mais utilizado para a observação da movimentação planetária era olhar para o céu, apenas cinco planetas eram visíveis. Eram eles: Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. O Sol e a Lua eram chamados luminares, e contavam entre os planetas, quanto à distribuição de regentes por signo. Desta forma, o Sol e a Lua foram atribuídos aos signos de Leão e de Câncer, respectivamente. Aos cinco planetas foi atribuída uma regência dupla. Vênus, por exemplo, rege a Touro e a Libra. No primeiro, estimularia a sensualidade e a exploração dos sentidos, o desejo pela matéria de boa qualidade, pela opulência das formas, a doçura, quando em ambientes calmos. No segundo, o desejo pela harmonia, pelo equilíbrio estético, a cortesia, a beleza e o charme, o desejo de seduzir pela graça.
Note-se que o termo ‘planeta’ desde o princípio correspondia a um corpo luminoso, que era visto no céu a “cruzar” uma determinada constelação/signo. Este nome tem origem grega e vem do adjetivo ‘planétes’ ‘errante, vagabundo’, significando qualquer corpo celeste que, em relação à eclíptica, apresentava órbita irregular, dada a sofrer alterações de direção e ritmo. O movimento do Sol e o da Lua jamais se alteram.
O signo solar
O signo solar é aquele no qual o Sol é visto por ocasião do nascimento ou do início de uma pessoa ou atividade. Quem afirma “Sou de Capricórnio!”, p.ex., nos informa que nasceu em algum momento do período em que o Sol cruza este signo. O signo solar nos informa das qualidades e defeitos que precisaremos desenvolver ou minimizar durante a nossa vida. Refere-se a potenciais dos quais devemos nos conscientizar, uma vez que o Sol simboliza o princípio vital, doador de vida, assim como a consciência em estado primordial. Entretanto, para uma orientação mais aprofundada e útil, deve-se procurar estudar o mapa natal onde, da interação do conjunto dos doze signos, dos planetas e luminares, um astrólogo competente levantará significados que poderão inspirar a nossa inteligência, sugerir caminhos e escolhas adequadas para o momento.
O 13º signo: Ofiúco
Modernamente, devido à precessão dos equinócios, a inclinação da eclíptica evidenciou a constelação de Ofiúco (o Serpentário), próxima à passagem do signo de Escorpião ao signo de Sagitário. Surgiu, então, a polêmica a respeito da necessidade de se incluir ao círculo de doze signos zodiacais que a tradição aponta, um 13º. Discussões à parte, é importante notar que todo o desenvolvimento da Teoria Astrológica precisa de tempo, observação e pesquisa para a assimilação de qualquer dado novo. Exemplo desta postura cuidadosa, foi o processo de assimilação dos planetas trans-saturninos Urano, Netuno e Plutão, que muitos tratadistas tinham o cuidado de não incluir em seus textos teóricos, quando se tratava da interpretação de sua posição por signo de regência ou de efeito chamando, entretanto, a atenção para a analogia existente entre o momento de sua descoberta e os fatos mundiais observados.
É necessário lembrar que o fenômeno da precessão equinocial dura cerca de 25.000 anos. A Astrologia da qual temos conhecimento, malgrado a crítica muitas vezes desinformada e preconceituosa, tem pouco mais de dois mil anos! Certamente, poderemos esperar muitas novidades se a presença da constelação de Ofiúco nos solicitar a sua inclusão entre os doze signos da tradição. Entretanto - e para adiantar uma proposta – talvez o seu significado e potencial transformadores sejam derivados da analogia que o signo de Escorpião tem com a serpente (considerada simbolicamente, como uma das fases do signo, associada à rica metáfora da troca de pele e da sabedoria e da cura). O próprio personagem, Ofiúco, que poderá ser lido como a expressão humana do Centauro, capaz de agarrar a serpente e dominá-la, assim como o nativo de Sagitário deve tocar o conhecimento superior e filosófico; terreno onde, não raro, tem de tratar com “serpentes” que ora conduzem à perdição (lembrar o mito adâmico), ora conduzem à cura (lembrar o caduceu de mercúrio, símbolo adotado pela medicina).
Assinar:
Postagens (Atom)